Seguidores

segunda-feira, 22 de junho de 2020

O Simbolismo da Águia

É notável que a águia é um símbolos que está presente em muitas regiões, tradições e culturas. De fato suas características endossam sua veneração e mantém no alto escalão dos símbolos mais usados pela a humanidade. É muito importante que você veja o vídeo “SIGNOS E SÍMBOLOS” já disponível no canal. Para ter uma ideia básica sobre esse tema.


O símbolo tem a função essencial de representar algo. Representar ideias, mensagens e reflexões. Daí a necessidade humana de simbolizar, de certa forma de se comunicar também. Aqueles que entenderam o poder do símbolos já a utilizaram na história e marcou ela com esses símbolos, que romperam a barreira do tempo e se tornaram imortais seus ideias. 


CARACTERÍSTICA


Para analisarmos o símbolo da Águia, podemos começar por suas características. Muitos povos antigos simbolizavam suas tradições por essa mesma correspondência.


  • Força
  • Determinação
  • Visão apurada
  • Longevidade 
  • Agilidade




Além disso, muitos atentam-se a Metáfora da Águia. 

Dizem que a águia vive por volta de setenta anos. Ao chegar nesse ciclo, a ave está em seu estado frágil, seu bico e suas unhas ficam enfraquecidos e gastos. Suas penas tornam-se muito grossas e pesadas e dificulta o voo. 

A Águia pelo chamado à vida, demonstra toda sua determinação e força. 

Ela voa até uma fenda de um penhasco, próxima à um paredão, onde possa se proteger de outros predadores.

E é então que se inicia um verdadeiro ritual de renascimento. Primeiro, bate o velho bico nas pedras até arrancá-lo e espera, pacientemente, que nasça um novo. Depois, arranca com o novo bico, as unhas. E depois arranca todas as penas velhas e endurecidas de seu corpo.

Dessa forma está renascida e ainda mais forte! 

Quantas lições podemos tirar disso não é mesmo?



É evidente que um animal dessa maquinetada irá impactar muitos povos, exemplos que podemos observar:

No Egito Antigo, a águia era símbolo da Eternidade e sua imagem aparecia em emblema real usado pelos faraós, como símbolo de poder.
Para os hindus, foi a águia quem trouxe a bebida sacramental “Soma”, utilizada nos seus rituais e cerimônias religiosas.
Na mitologia escandinava está associada ao deus Odin.
O deus grego Zeus é simbolizado por uma águia. 
Na cultura celta é símbolo de renascimento e renovação.
Na Roma Antiga, a águia era o símbolo utilizado pelo General Julio Cesar.
No cristianismo, a águia é símbolo celestial e de comunicação com o divino, citada em várias passagens bíblicas.
No Império Bizantino, a águia bícefala (duas cabeças) era símbolo do duplo poder do imperador, que era ao mesmo tempo representante político e religioso.
Na Civilização Asteca, a águia era um símbolo divino e sua representação figurava nas cerimônias religiosas desse povo e como herança histórica e cultural, a bandeira do México tem uma águia.
Para o Xamanismo a águia é a guardiã do Leste, onde tudo se origina e representa a ligação do Divino com o terrestre.
Os nativos americanos cultuam a Grande Águia Dourada, que tem o poder do Grande Espírito, representando a conexão e equilíbrio do reino espiritual com o reino físico.
Na Rússia Imperial, águia bícefala representava o poder absoluto dos czares.
Na Alemanha monárquica, a águia foi utilizada como símbolos de muitos príncipes e o principal símbolo da reunificação alemã do século XIX. "

Fonte: greenMe.com.br É uma revista brasileira online, de informação e opinião. Editada também na Itália como greenMe.it,



METÁFORA A CONDIÇÃO HUMANA


Símbolos representam ideias e podem expressar uma poderoso mensagem, vamos ver agora um trecho do livro: A ÁGUIA E A GALINHA - Leonardo Boff - Uma metáfora da condição humana. Um livro que fala sobre as características da águia, metáfora e outras assuntos correlacionados. 

."Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas.

Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.

Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

– Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.

– De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão."


E é claro que você já deve ter ouvida falar nas mensagens motivacionais com o símbolo da águia. Sermões em Igrejas e até no mundo dos negócios. Por exemplo: É muito comum ouvir a seguinte expressão: “visão de águia” representando pessoas visionárias e que enxergam além dos problemas, que conseguem superar seus limites e chegar ao topo. 

Finalmente podemos falar um pouco sobre a representação da Águia no contexto místico/esotérico.

Vejo o Vídeo sobre esse tema: 

ESOTERICAMENTE A ÁGUIA



Águia na esfinge esotérica representa o Elemento Alquímico AR

Outra aparição interessante, é o querubim de quatro cabeças da profecia de Ezequiel, explicado pelo duplo triângulo de Salomão. Em baixo a roda de Ezequiel, chave de todos os pentáculos e o pentáculo de Pitágoras. 

“Moisés o representa sob a figura de uma árvore que está no centro do paraíso terrenal e próxima, e com as raízes comuns à árvore da vida; os quatro rios misteriosos tomam seu manancial ao pé dessa árvore, que é guardada pela espada flamejante e pelas quatro assinaturas da esfinge bíblica, o querubim de Ezequiel...Mas aqui devo me deter e até temo ter dito demasiado.” Pág.53
Dogma e Ritual da Alta Magia

Alguns consideram também que ela representa a ave que guia os seres vivos na transição do mundo terreno para o divino. Isso faz da águia uma ave mediadora entre os reinos divino e o espiritual. Os no caso mensageira desses planos.

Na alquimia é o símbolo da transformação.

Evidentemente também representa o renascimento, tal como a Fênix, que renasce das próprias cinzas, nesse sentido considerada um símbolo de regeneração espiritual.


Na Maçonaria é o símbolo de transcendência e força espiritual. 

Aparece nos GRAUS:


18º - Soberano Príncipe Rosacruz (Rito Moderno), Cavaleiro Rosacruz ou Cavaleiro da Águia Branca ou Pelicano. 

30º - Cavaleiro Kadosh ou Cavaleiro da Águia Branca e Negra

32º - Sublime Príncipe do Real Segredo

33º - Último Grau no Rito.


A Águia é um símbolo universal é um arquétipo. É um símbolo que carrega por analogia as qualidades do animal, enquanto o leão é o rei das selvas, o símbolo da águia representa o rei dos céus. Águia representa genericamente: a força, visão, guerreiro, realeza ou nobreza, perspicácia, o Sol, o mensageiro, divino, poder, a autoridade e etc. Por esse motivo esse símbolo é tão difundido em brasões, selos de estado, religião e etc.



FONTES:

A ÁGUIA E A GALINHA - Leonardo Boff 

Uma metáfora da condição humana


HISTORIA DE RENOVAÇÃO DA AGUIA - Completa - https://www.youtube.com/watch?v=Q_vO7Kf1dZU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto

 Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto Gabriel Wendel Um texto enigmático atribuído ao Grande Mestre Hermes Trismegisto. O responsável pel...

Mais visitadas