Seguidores

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Símbolo da Cruz Ansata [Ankh]

É inegável que os símbolos egípcios têm forte influência na cultura antiga e moderna; o olho de hórus, pirâmides, todos aqueles hieróglifos despertam grande fascínio para muitos. A Cruz Ansata está nesse conjunto!

Hoje iremos explorar sobre os mistérios desse símbolo. Falar sobre a Origem, Significados, Para qual propósito poderá ser usado e etc.
Ankh, (pronuncia-se "anrr") conhecida também como cruz ansata, é uma cruz com a haste superior vertical substituída por uma alça. Existem variações primitivas, que possui as suas extremidades superiores e inferiores bipartidas. Acredita-se que surgiu na 5ª Dinastia.

Não é difícil encontrar as representações dos deuses do Egito com o símbolo da Cruz Ansata. É o símbolo da vida, representando também a vida eterna e também vida após morte. Outra forma de interpretação, é a união dos princípio feminino e masculino, a alça oval sugere um cordão entrelaçado com essas duas polaridades, princípio fundamental para criação. Nesse sentido pode representar a união de Osíris e Ísis, que relaciona-se com a cheia periódica do Nilo, o que era de fundamental importância para a sobrevivência da civilização. De certa forma portanto representando os ciclos. Sobre seu significado há inúmeras teorias, algumas também acreditam que simboliza a ressurreição.

Evidentemente pela influência do Egito, esse símbolo foi adotado por diversas culturas.

Esse símbolo foi agregado pelos movimentos ocultistas, grupos esotéricos, e as tribos hippies do final da década de 60. Teve forte ligação com Raul Seixas e Paulo Coelho (entre outros) quando criaram a Sociedade Alternativa. Você poderá observar o selo dessa sociedade com adaptação, dos degraus na haste inferior, que dizem simbolizar os "Degraus da Iniciação", revela-se também uma chave que abre todas as portas.
Pode ser encontrado também no grupos de bruxos contemporâneos para diversos rituais e amuletos. Portanto, esse símbolo também é muito utilizado como uma ferramenta de proteção um amuleto consagrado.



Cruz Ansata utilizada na radiestesia, pela representação em gráfico.

A Cruz Ansata também é um símbolo próximo dos Rosacruzes da AMORC. Esta organização é fundamentada na tradição egípcia; pode-se notar na estruturas de seus lojas espalhadas por todo o mundo.

Na cultura pop, o símbolo também é bem utilizado entre grupos góticos e até movimento de vampirismo, filmes e desenhos. Por exemplo: A Morte, da HQ Sandman. Dessa forma é um símbolo também muito buscado para fazer tatuagens.

Desse modo, podemos perceber que o Símbolo sofreu muitas variações o que é complementa comum com símbolos universais e antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto

 Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto Gabriel Wendel Um texto enigmático atribuído ao Grande Mestre Hermes Trismegisto. O responsável pel...

Mais visitadas