Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2016

      
      Gestão orçamentária e financeira pública. 


#meumundoéazul







Primeiramente, quero agradecer ao evento que aconteceu na UNIABEU – Centro Universitário, que me possibilitou a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o vasto campo da administração. Quero aproveitar e agradecer a Coordenadora do Curso de Administração, Teresa, pela sua iniciativa e como conduziu o evento com muita destreza, agradeço também o Palestrante Carlos Vivas por conseguir passar todas as informações de forma tão dinâmica e rica. O tema me ofereceu uma perspectiva totalmente nova: A importância da gestão orçamentária e financeira pública e o 3º setor. 



A todo o momento vemos na televisão, jornais e revista, matérias e mais matérias sobre a crise que assola nosso país. É comum simplesmente que culpemos os políticos pela corrupção, é claro que esse é um fator, porém devemos lembrar a importância de uma boa gestão orçamentária e financeira. Afinal gastaram mais do que podem pagar, assim seria obvio que alguma coisa daria errado, afinal a matemática é uma ciência que não pode ser questionada.

Em 1988 a Constituição Federal estabeleceu o capítulo II - DAS FINANÇAS PÚBLICAS, do Título VI – DA TRIBUTAÇÃO E DO ORÇAMENTO, definindo assim as diretrizes orçamentárias e financeiras da administração pública, isso só demonstra o quão importante é ter um sistema eficiente como esse.

Nos dias que se seguem estamos no período de eleições para vereadores e prefeitos, e não é raro encontrar alguém prometendo, por exemplo, passagens de transporte público gratuito, a pergunta é: Como essa pessoa irá fazer isso? O fato é que o dinheiro tem que sair de algum lugar, seria impossível alguém conseguir cumprir uma promessa como essa. E é nesse momento que percebemos outra questão: O planejamento, ou as promessas dos políticos quase nunca são realizadas,  isso porque eles oferecem uma coisa e entregam outra coisa totalmente diferente.

A correta gestão pública é baseada na execução orçamentária e financeira eficiente, ou seja, a coerência entre o que foi planejado e o que será realmente realizado. Acredito realmente que o grande problema é a falta de  profissionais que atuem na área pública com uma visão de gestores. Não basta eleger pessoas que conseguem um atendimento (jeitinho brasileiro) para você, não basta eleger pessoas que é um “amigo da comunidade”, não basta colocar pessoas que só sabem prometer um paraíso que jamais irá existir. É importante saber que a democracia  é o sobrenome do nosso Brasil e segundo o art. 1.º da CF 88, constitui-se em uma República Federativa, defende que todo o poder emana do povo e, por isso o Estado deve atender as necessidades legítimas da sociedade. Quero lembrar que atender necessidades não é atender vontades. Vontade é atender interesses pessoais, necessidade é atender aquilo que a sociedade de fato precisa.

A única forma de criarmos um país melhor é participando ativamente da nossa política e seus processos. É necessário saber e conhecer todos os nossos deveres e direitos. 


O art. 3º da CF estabelece os objetivos fundamentais da República brasileira, a saber:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto

 Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto Gabriel Wendel Um texto enigmático atribuído ao Grande Mestre Hermes Trismegisto. O responsável pel...

Mais visitadas