Seguidores

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017


Signos & Símbolos



É uma necessidade e função natural da mente humana, criar e usar símbolos. Em todos os lugares os símbolos estão presentes: na religião, política, empresa, arte, ciência, etc. Você pode imaginar como nossa comunicação seria tão difícil sem o uso dos símbolos?

Os símbolos cumprem diversas finalidades psicológicas essências na nossa vida em geral.  Dentre essas finalidades existe:

·        Ordenação mental da vida, pelo homem;
·        Comunicação;
·        Reflexão;
·        Preservação do conhecimento;
·        Expressão criadora;
·        Recurso de memorização e instrução;
·        Recurso de concentração e meditação


Uma das coisas que distinguem o homem dos animais é a capacidade humana de simbolizar. Memória, imaginação e impressões psíquicas, empregam a função mental simbolizadora.

A palavra símbolo vem do grego, que significa agregar. Segundo o Livro: O Grande livro dos signos e símbolos.
Seu uso figurado foi marcado com quebras de blocos de argilas para marcar o término de um contrato ou um acordo: Cada parte do acordo ficaria com um pedaço e, assim, quando juntasse os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça.

Os pedaços, que identificavam cada uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como symbola.

Portanto, um símbolo não representa somente “algo”, mas também sugere algo que está faltando, uma parte invisível que é necessária para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente e inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo maior do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa.


É muito importante entender as diferenças entre signo e símbolo:
Signo é algo que representa ou indica alguma coisa de moda mais literal. Um signo existe para transmitir informações sobre um objeto ou ideia especifica, tende a identificar mais do que representar. Não é atoa que aqueles que estudam administração e principalmente o marketing, sabem muito bem o poder dos símbolos. Geralmente são utilizados para gravar em sua mente a marca de sua empresa.

Símbolo geralmente atinge uma série de percepções, crenças e respostas emocionais. Cumprem várias finalidades e é usado para o desenvolvimento psicológico e místico. Os símbolos são objetivos, subjetivos, ou subconscientes dependendo do nível de consciência em que atuem ou funcionem.

Signo:
Significado simples;
Identifica ou indica;
Tende a ser consciente;
Baseado no nível perceptual.

Símbolo:
Significados múltiplos;
Representa;
Tende a ser inconsciente;
Baseado nos níveis de reação.


  

Por exemplo: Um signo de uma arvore, significa um tipo particular de uma planta, que desenvolve uma estrutura de madeira, raízes e folhas.  Ela é o que é, simplesmente uma arvore.

Como símbolo: Uma arvore pode ter muitos significados: pode representar fertilidade e generosidade da natureza, longevidade, ou entrelaçamentos de relações familiares. Em muitas tradições representa a arvore da vida, que conecta o mundo cotidiano com o mundo espiritual.

Os símbolos são encontrados desde os primórdios da humanidade, como pinturas em cavernas, mas certamente no Egito foi que seus significados começaram a ser mais impactantes. Na alquimia o uso dos símbolos era de fundamental importância e até hoje muitos desses símbolos são usados na moderna ciência.


Espero que tenha ficado bem claro as diferenças entre signo e símbolo. 

Assista o vídeo no meu canal:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto

 Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto Gabriel Wendel Um texto enigmático atribuído ao Grande Mestre Hermes Trismegisto. O responsável pel...

Mais visitadas