Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2017

Ordem Demolay


Sobre o véu de mistérios que sempre está sobre a Maçonaria, existe uma ordem que está ligada a ela e de todas as ordens paramaçônicas essa talvez seja a mais popular. A Ordem Demolay tem seu propósito fundamental de desenvolver os jovens “sobrinhos” a serem homens, de caráter e prepara-los para a sociedade, com sólidas bases de moral e de ética. Nitidamente esse mesmo conceito está presente na ordem maçônica, onde há a expressão “Transformar a pedra bruta, em pedra polida.” Iremos passear pela historia e conhecer as origens da Ordem Demolay.

Origens:


A Ordem DeMolays foi criada no ano de 1919, inicialmente entre uma forte relação entre um Maçom e um jovem órfão. A história se passa em um momento muito delicado na vida do jovem Louis Gorden Lower, que perdeu seu pai e com isso precisava de um emprego para ajudar sua mãe. Em janeiro de 1919, Frank Sherman Land recebeu uma ligação do irmão Maçom Sam Freet, solicitando que Frank recebesse o jovem de 17 anos, que precisava de um emprego e algumas orientações.
Esse grupo teve muito sucesso, levando em conta a época, onde muitos jovens haviam perdido seus pais para a Primeira Guerra Mundial, era extremamente importante um modelo masculino para referência paterna. Imagine esse cenário, onde jovens podem ser orientados com ética, ensinamentos, bases moral e, além disso, se encontrar com outros jovens que passam pela mesma situação e que juntos enfrentam a vida e tentam estabelecer a ordem. Você poderá compreender que esse início da história da Ordem Demolay é de altíssima grandeza.  

Característica:

A Ordem é uma sociedade discreta, ou seja, todos sabem que existe. Normalmente no dia 7 de Setembro (Dia da Independência do Brasil) eles fazendo caminhada, certamente com base em uns dos seus sete princípios: o patriotismo.

Seus ensinamentos têm princípios filosóficos, fraternais, iniciático e filantrópicos.

Somente jovens masculinos com idade entre 12 e 21 anos podem ingressar. Após completar 21 anos, pode ser nomeado a Sênior Demolay, assim perde o direito a voto e ocupar cargos, pois deverá dar oportunidades a novos jovens a desenvolver nesse sentido. O Sênior passa acompanhar os trabalhos do Capítulo através da “Associação DeMolay”.

Como ingressar: Não é necessário ser filho de maçom. Normalmente para entrar na Ordem, é pela indicação de outro DeMolay.

Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que instituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay.

Princípios:

Os princípios da Ordem são baseados em 7 virtudes, consideradas cardeais:

1. Amor Filial,
2. Reverência pelas Coisas Sagradas,
3. Cortesia,
4. Companheirismo,
5. Fidelidade,
6. Pureza e
7. Patriotismo.


Assistam o vídeo para mais detalhes!!!

                                   https://www.youtube.com/watch?v=sp7BREtiphM










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto

 Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto Gabriel Wendel Um texto enigmático atribuído ao Grande Mestre Hermes Trismegisto. O responsável pel...

Mais visitadas