Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Ensinamentos Secretos

                               


      É muito comum ouvir as pessoas falando que se as ordens iniciáticas, tais como, a maçonaria, rosa cruz e outras, fossem boas seriam “abertas”. As pessoas não entendem que um lugar que alega ter conhecimento que muda o homem, fique tão sigiloso assim, logo passam a pensar que é uma restrição de conhecimento. Quero convidar você a refletir sobre essa questão. Afinal, por que esses Ensinamentos são secretos?

      Para esses ensinamentos há muitos termos: Ensinamentos secretos, ensinamentos herméticos e etc. Esse tipo de conhecimento esotérico estão disponíveis e são acessados apenas aos eleitos, iniciados ou adeptos devidamente autorizados e instruídos, seja em qualquer organização para esse fim. Antes de desenvolver essa questão, veremos o que Baruch Spinoza, fala sobre o conhecimento:





❝Se o conhecimento estivesse ao alcance da mão e pudesse ser encontrado sem qualquer dificuldade, seria certamente negligenciado. Tudo o que é nobre é tão difícil quanto raro. ❞



     O conhecimento exige dedicação: Sei que parece algo óbvio, para ter conhecimento deve haver dedicação, porém não é difícil encontrar exemplos na nossa vida cotidiana que ilustrar essa questão. Se você faz ou fez faculdade, talvez você tenha encontrado em sua sala de aulas, pessoas que estão ali por estar, que são completamente desinteressadas, e passam de semestre chorando aquela nota para o professor. A consequência disso... é bem provável que essa mesma pessoa se tornará um péssimo profissional e será só mais um com diploma embaixo do braço. Com isso eu lhe pergunto? Será que todas as pessoas irão realmente se dedicar para ter esse conhecimento? Em uma apresentação de piano, no teatro de uma cidade, um músico fez sua apresentação memorável. Ao final da noite, um menino que assistiu à apresentação chegou perto do músico e disse: “Eu daria a vida, para tocar piano como o senhor toca!” e o músico olha para o menino e diz: “E eu dei...”



   O conhecimento exige uma base moral: Em todo a história da humanidade, sempre que o conhecimento está presente, há uma preocupação com essa informação. Isso já acontecia nas escolas de mistério do Egito Antigo, e nesse sentido podemos ver esse comportamento em várias tradições. É necessário saber: Para que? Por quê? Para quem esses ensinamentos serão passados? O Mestre, escolhe o aprendiz, e o mestre passa a ser responsável por seus atos.

    Apesar de todos esses cuidados, é possível conhecer os mistérios da vida. De acordo com um princípio cristão: Aquele que busca, encontra. Aquele que bate, abre. Aquele que pede, recebe. Porém é necessário atenta-se para os seguintes pontos: Dedicação, uma base moral e responsabilidade.



“Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento. ”

-Caiballion

Assistam o vídeo no meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=JtsFRtLZKHk







Meu canal: https://www.youtube.com/channel/UC6TLAWuC2fSEGAopqSTWGeQ


Página: https://www.facebook.com/GabrielWendel2016/


Instagran: Gabrielw2016Por: Gabriel Wendel





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto

 Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto Gabriel Wendel Um texto enigmático atribuído ao Grande Mestre Hermes Trismegisto. O responsável pel...

Mais visitadas