Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como ter mais criatividade? (Você se achar uma pessoa sem criatividade?)





    Não é incomum hoje nos perguntarmos se a tecnologia está sendo 100% benéfica no sentido do nosso intelecto.  Ao longo da nossa história, nunca ficamos tão expostos a informações como hoje em dia; Por outro lado, uma coisa vem acontecendo sútil e lentamente como o por do sol, e quando nos damos conta, já está escuro:

Perdemos o costume de fazer pequenos cálculos, pois temos em mão a calculadora;

Perdermos o costume de ler livros, pois filmes e games são mais interessantes e aqueles que lutam contra isso, sabem que existe o áudio livro;

Estamos perdendo o senso de direção, pois o GPS já faz todo o trabalho;

Enfim estamos perdendo talvez a habilidade que nos custará um grande sacrifício: A memória.

Muitos também estão ficando sem imaginação e criatividade, por quê?

A humanidade está deixando de ser para ter...

    É uma questão de raridade achar pessoas extremamente criativas, isso no contexto geral, mas principalmente nas empresas. Criatividade e pró-atividade não é o tipo de coisa que se ensina nas faculdades, porém existem métodos para lhe ajudar. 

Nota-se que pessoas criativas têm muita imaginação, de acordo com Kaufman e com a psicóloga L. McMillan, que é co-autora de um artigo intitulado “Ode Ao Sonhar Acorda”, essas viagens da mente podem auxiliar a criatividade. O problema que o tempo anda tão corrido que não temos tempo para imaginar ou visualizar mentalmente, além disso, poucas pessoas leem livros, livros estes que são os principais responsáveis para treinar a imaginação.

Visualização criativa é a capacidade de conseguir enxergar uma imagem em sua mente, hoje é muito comum pessoas terem dificuldades com essa ferramenta. Na idade média os grandes construtores das catedrais, como os maçons, por exemplo, eram capazes  de visualizar a construção pronta, entrar e tocar, antes mesmo de qualquer projeto.

Visualizar é diferente de imaginar, como você pode treinar isso? Separe 10 minutos uma vez por semana para você parar, esquecer tudo e ficar sozinho. “Para estar aberto a criatividade, a pessoa tem que ter a capacidade de usar a solitude de maneira construtiva. É necessário superar o medo de estar sozinho”, escreveu o psicólogo existencial americano Rollo May.

Sente-se de maneira confortável e um lugar de sua casa que você se sinta bem. Respire e inspire três vezes e devagar, feche os olhos. Nesse momento imagina o lugar mais bonito que você já conheceu, é aconselhável que nesse lugar tenham flores, árvores, água, lugar este em que a natureza esteja envolvida, mas não somente veja, sinta! Sinta seus pés no gramado, sinta o cheiro das flores, ouça o barulho das águas, sinta o vento, o calor do sol.

Pessoas criativas sabem que um momento de meditação onde a mente fica livre e focada é de fundamental importância. A ciência comprova que a reflexão de fato aumenta a potência cerebral, uma pesquisa Holandesa feita em 2012, sugere que técnicas de meditação podem estimular o pensamento criativo. Não quero convence ninguém a praticar meditações, caso queira saber mais deixaremos isso para outro momento, mas estou propondo um momento só seu. Não estou oferecendo um milagre, isto é ciência, é racional.

Com o tempo você será capaz de ir a qualquer lugar e visualizar qualquer coisa. Irá notar que está mais criativo.

Ter imaginação fértil não é somente útil para o trabalho; é  sonhar, visualizar, imaginar e sentir a vida em aspectos diferentes.


Por: Gabriel Wendel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto

 Tábua de esmeralda - Hermes Trismegisto Gabriel Wendel Um texto enigmático atribuído ao Grande Mestre Hermes Trismegisto. O responsável pel...

Mais visitadas